Dia Internacional de Jerusalém – 2024

De acordo com a Agência Libanesa Al Mayadeen, na Faixa de Gaza, apesar dos bombardeios incessantes e da destruição generalizada, diversos artistas se mobilizaram para pintar murais em homenagem à determinação e à resistência do povo palestino.

No Brasil e na América Latina, infelizmente, as mobilizações ocorreram em escala bem menor, comparativamente a outras regiões do mundo. No Brasil, houve atos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

No dia 7 de abril, realizou-se, em Caracas, na Venezuela, o Festival Cultural Voces por Palestina, no qual poetas, artistas, músicos e fotógrafos expuseram, através da arte, sua solidariedade ao povo palestino e denunciaram as atrocidades cometidas na Faixa de Gaza.

Em última instância, há quarenta e cinco anos, o Dia Internacional de Jerusalém se constitui em uma importante data no contexto do apoio à Causa Palestina e à luta dos povos oprimidos e, neste ano, se inseriu no conjunto das mobilizações globais que demandam o fim da carnificina perpetrada na Faixa de Gaza e o apoio incondicional aos palestinos e à sua justa demanda por libertação, autodeterminação e retorno às suas terras.

Crédito da imagem principal: iqna.ir.